Do cinema para a televisão: como o repórter cinematográfico se consolidou no meio jornalístico

O repórter cinematográfico nem sempre foi chamado assim. Essa profissão é o resultado de toda uma trajetória que começou com o cinema documental de Dziga Vertov, chegou ao Brasil com o nome de Cinema Verdade que acrescentado ao mundo televisivo resultou no telejornalismo que apresentamos hoje.

No início da carreira, este profissional é chamado de cinegrafista. Ele filma quaisquer situações, seja em local interno ou externo, trabalhando principalmente com as grandes produções cinematográficas.

Com a vinda do cinema documental, o cinegrafista se destaca durante as produções e passa a ter um papel mais importante nas filmagens, é o que se chamou de Cinema Verdade. Nos anos de 1970, quando esse tipo de cinema chega ao Brasil atraindo os jovens profissionais do audiovisual, as estratégias até então usadas apenas em grandes produções passam a fazer parte também do meio televisivo.

O movimento ganha força em 1980, na TV Gazeta com o programa “Câmera Aberta” que coloca os repórteres nas ruas com uma câmera a fim de que produzam as matérias jornalísticas, assim surgem os “repórteres-abelhas”, que podem ser considerados os precursores da profissão do repórter cinematográfico.

Essa primeira aparição no meio jornalístico irá garantir maior valorização da qualidade da imagem utilizada nas gravações externas. E programas como “Globo Repórter” e “Profissão: Repórter” além de ser resultado desta supervalorização da imagem, são os muitos degraus para que o repórter cinematográfico seja categorizado como um novo profissional do telejornalismo brasileiro.

infografico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s