Construindo a notícia no telejornalismo

Sempre que assistimos as notícias veiculadas no telejornal, ficamos tão atentos às informações que são transmitidas e nem prestamos atenção na forma como ela é apresentada para nós.

Off, passagem e sonoras, todo dia você assiste isso na televisão, mas nem sabe o que cada um deles significa no telejornalismo. Essas são as principais técnicas utilizadas durante a construção da notícia, que fazem parte do dia a dia do jornalista.

 

OFF           

O termo Off dentro do telejornalismo se refere ao momento em que o repórter passa a informação ao telespectador, mas não aparece no vídeo. Neste caso, são utilizadas as imagens que foram captadas pelo repórter cinematográfico: pessoas andando, pássaros voando, alguém correndo, enfim, todo os tipos de situações servem para ilustrar a fala do repórter durante a matéria.

 

PASSAGEM

É a hora em que o repórter aparece na reportagem, geralmente para dar as informações mais relevantes da matéria e também serve como “prova” de que ele esteve no local onde ocorreu o fato.

 

SONORAS

Este acontece quando a reportagem dá voz às pessoas envolvidas diretamente ao acontecimento ou que podem acrescentar informações importantes para o entendimento do ocorrido. Normalmente são utilizadas falas curtas que ajudam a dar mais credibilidade à notícia, e em alguns casos a sonora serve de complementação ao off.

 

Vale lembrar que estes procedimentos são realizados por diversas vezes durante a produção de cada uma das matérias, com o objetivo deixar a matéria rica em informações sem torná-la longa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s