A Câmera como instrumento de trabalho

São muitas as profissões que utilizam a câmera como um de seus instrumentos de seu trabalho, e uma delas é a do repórter cinematográfico. Sendo decorrente de outras profissões advindas tanto do cinema como da televisão, é normal que se confunda esta profissão com outras que possuam a câmera como equipamento.

A que mais se assemelha ao repórter cinematográfico por conta do uso da câmera é o operador de câmera. Esta profissão aparece na transição do cinegrafista para o repórter cinematográfico, quando se muda o ambiente de trabalho: do cinema para a televisão.

 créditos: blog família nx zero

Luciano Hulk vira operador de câmera do programa. 

Esse profissional trabalha apenas em gravações internas, sendo geralmente os estúdios e cenários seu ambiente de trabalho. Para ser um operador de câmera não é necessário ter conhecimentos jornalísticos e sim apenas um curso técnico sobre o uso da câmera e as técnicas que envolvem a gravação como luz e sombra e a qualidade do som.

O cinegrafista atua apenas com as produções cinematográficas (às vezes também em documentários) e em vez de gravar, ele filma. O termo ‘gravar’ é usado apenas no meio televisivo e quando se usa a câmera para registrar um curta ou longa metragem, o termo usado é ‘filmar’.

créditos: site de notícias ego.globo.com;  Gravação de cena filme “Encontro Explosivo”.

Para isso é preciso realizar a graduação em cinema e ter plenos conhecimentos do uso de câmera e as técnicas necessárias para seguir o roteiro planejado pelo diretor de filmagem.

Já o repórter cinematográfico sendo resultado da diferença entre estas duas profissões, precisa utilizar dos conhecimentos cinematográficos e jornalísticos para auxiliar na produção das tomadas externas nas matérias televisivas. Junto do repórter e de um ajudante de produção, eles vão atrás das imagens  dos acontecimentos para a melhor compreensão da reportagem transmitida aos telespectadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s